DOSSIÊS

Aqui você encontrará em anexo os dossiês, que carregam uma breve descrição relacionada à política do seu país ou delegação, além de carregar informações importantes em relação ao debate abordado. É bastante importante que se mantenham coerentes às informações aqui apresentadas, sendo imprescindível também saber que essa não é a única fonte de informação.

bons estudos!

A divisão entre as cores dos dossiês são relacionadas à delegação ser votante ou não votante, sendo que temos 15 delegações votantes, com os cinco-estados membros permanentes (China, Estados Unidos da América, França, Reino Unido e Rússia) e os dez rotativos da data a qual o comitê ocorre (2019), sendo elas: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Indonésia, Kuwait, Peru, Polônia e República Dominicana.

A escolha dos países rotativos no Conselho de Segurança vai de acordo com o peso dos grupos regionais, sendo obrigatória a presença de 3 membros do Grupo Africano, 2 membros do Grupo Ásia Pacifico, 1 membro do Grupo Europa Oriental, 2 membros do Grupo América Latina e Caribe, 2 membros do Grupo Europa Ocidental e Outros (onde um pelo menos deve pertencer à Europa Ocidental) e recentemente, nos membros rotativos, foi acrescida uma regra, em 1967, onde deve haver pelo menos uma nação árabe.

Delegações votantes são aquelas que podem participar dos processos de votação do comitê, sendo essenciais para as aprovações de proposta de resolução.

Delegações não-votantes não participam dos processos de votação do comitê, normalmente representadas por organizações, elas podem apenas opinar e discutir nas decisões. No CSNU – Crise Humanitária na Faixa de Gaza, temos 26 delegações não votantes, sendo 20 organizações (Anistia Internacional, Comitê Internacional de Resgate – IRC, Cruz Vermelha, Grupo Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Presença Internacional Temporária em Hebron, Humans Right Watch, Liga Árabe, Médicos Sem Fronteira, Mercy Corps, OCHA, Organização Para a Cooperação Islâmica, OMS, UNCTAD, União Europeia, UNESCO, UNICEF, UNRWA, WZO e O Diplomata) e 6 nações convidadas, que tem relação direta com o conflito em pauta (Egito, Iraque, Jordânia, Israel, Siria e Palestina).

CLIQUE NO BOTÃO (CAIXA) DO DOSSIÊ PARA TER ACESSO AO DOCUMENTO ONDE ESTÃO AS INFORMAÇÕES SOBRE SUA DELEGAÇÃO

A África do Sul atualmente representando um dos 3 membros obrigatórios do Grupo Africano, e a Alemanha, representando a Europa Ocidental no Conselho de Segurança.

A Anistia Internacional é uma agência humanitária, enquanto a Bélgica representa a Europa Ocidental.

A China é um dos estado-membros permanente, com poder de veto, já o IRC é uma entidade criada por sugestão do cientista Albert Einstein.

A Costa do Marfim é um membro rotativo, representando o Grupo Africano, já a Cruz Vermelha é uma agência de saúde espalhada no mundo todo.

O Egito tem relação direta com o conflito árabe-israelense e os Estados Unidos da América é uma das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial, membro permanente do Conselho de Segurança.

O Grupo Banco Mundial representa o órgão econômico que efetua empréstimos a países em desenvolvimento, já a França é um dos membros permanentes.

O FMI é uma agência de ajuda financeira internacional, já a Guiné Equatorial representa um dos membros do Grupo Africano.

A Presença Internacional Temporária em Hebron é uma missão de observação civil na Cisjordânia, já o Humans Right Watch é uma organização de direitos humanos.

A Indonésia representa a porção Ásia-Pacífico, e o Iraque tem relação direta com o conflito árabe-israelense.

Israel é uma das delegações palco do comitê, tendo relação direta com o conflito e a Jordânia, também delegação convidada, é também relacionada diretamente à questão árabe-israelense.

O Kuwait é um membro rotativo da região Ásia-Pacífico, já a Liga Árabe é uma organização de estados árabes com o objetivo de reforçar os laços entre estes.

O Médicos Sem Fronteira é uma organização de saúde, enquanto o Mercy Corps é uma agência internacional de ajuda humanitária.

O OCHA é o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, já o OCI é uma organização inter-governamental de cooperação de estados islâmicos.

A Organização Mundial de Saúde, um órgão internacional que rege a saúde universal e a Autoridade Nacional Palestina, representando a nação palestina.

O Peru representa uma das nações latinas, já a Polônia enquanto membro rotativo, faz o papel da Europa Oriental.

Os dois são membros permanentes do Conselho de Segurança, sendo as potências que deram início a Guerra Fria, posterior à II Guerra.

A Síria é um dos países convidados para a discussão, enquanto o UNCTAD é a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, enquanto a União Europeia é uma união econômica e política entre 28 estados-membros independentes situados na Europa principalmente.

A UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e o UNRWA se trata da Agência para a Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente.

A WZO se trata da Organização Sionista Mundial, enquanto O Diplomata faz parte do comissariado, sendo referente à comunicação e a cobertura jornalística.

Representa a porção da América Latina, localizando-se no Caribe.

Deixe um comentário